marketing
HISTÓRICO
O paleoclimatologista William Ruddiman argumentou que a influência humana no clima global iniciou-se por volta de 8.000 anos atrás, com o início do desmatamento florestal para o plantio e 5.000 anos atrás com o início da irrigação de arroz asiática
As temperaturas globais tanto na terra como no mar aumentaram em 0,75 °C relativamente ao período entre 1860 e 1900. Desde 1979, as temperaturas em terra aumentaram quase duas vezes mais rápido que as temperaturas no oceano (0,25 °C por década contra 0,13 °C por década).
Os termômetros subiram 0,6°C entre meados do século XIX e o início do século XXI - desses, 0,5°C apenas nos últimos 50 anos. Outra evidência é a elevação de 10 cm a 20 cm no nível dos oceanos nesse período.
Baseado em estimativas Estudos Espaciais da NASA , 2005 foi o ano mais quente, ultrapassando o recorde anterior marcado em 1998 por alguns centésimos de grau.
Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC responsabilizou a atividade humana pelo aquecimento global .
Se mantido o crescimento atual dos níveis de poluição da atmosfera, a temperatura média do planeta subirá 4 graus até o fim do século.
CAUSAS
Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares;
O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar; Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa;
Pesquisadores afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da