Marketing
Juliana Caminha Noronha (UNIFEI)
Carlos Eduardo Sanches (UNIFEI)
Julia Cristina Caminha Noronha (UNIFEI)
Carlos Henrique Mello (UNIFEI)
Resumo:
As organizações modernas procuram a todo o momento preencher as lacunas entre o planejamento e a execução. É fato que estratégias que estiverem desvinculadas do conceito de efetividade de seus resultados serão desprezadas, por melhor contextualizado que seja o plano estratégico. No contexto do marketing estratégico essa questão é ainda mais relevante, levando em conta que se gerencia em um mercado competitivo e inovador, no qual a pressão por resultados tem se tornado uma máxima. Dessa forma, esse artigo se propõe a integrar a metodologia de gerenciamento de projetos ao planejamento estratégico de marketing, de forma a garantir a previsibilidade e os resultados dos planos de marketing das empresas.
Para demonstrar a eficiência dessa integração, as ferramentas de gestão de projetos foram aplicadas ao plano de marketing desenvolvido para uma indústria do setor químico. A incorporação de matrizes de Gerenciamento de Projeto ao plano de marketing definiu precisamente os prazos, as responsabilidades de cada envolvido, assim como as medidas preventivas aos possíveis riscos do projeto, adicionando mecanismos de controle para assegurar a execução efetiva do plano. Por fim, a dinâmica de tratamento de incertezas proporcionou uma maior dimensão ao processo de planejamento estratégico.
Palavras-chave: Estratégia, Plano estratégico de marketing, Gerenciamento de projetos.
Abstract:
Modern organizations are constantly looking to fill the gap between planning and action.
Strategies disconnected from the concept of effectiveness of their results will be disregarded, even when the strategic plan is well contextualized. In the context of strategic marketing these questions are definitive, considering the high competition and the