Marketing
BRUNO CARNEIRO -
GUSTAVO JOSÉ MADUREIRA -10101731
JESSICA ROSA - 10102545
VINICIUS ANTUNES DO NASCIMENTO - 13102361
WESLEY CEDRO DE OLIVEIRA - 09211535
ENDOMARKETING
SP – OSASCO
2014
INTRODUÇÃO
Atualmente, com o aumento da competitividade, as empresas têm uma necessidade imediata de crescer, conquistar mercados, manter os índices de crescimento que já possuem ou, simplesmente, garantir a sua sobrevivência. Para que isso ocorra, as empresas têm, cada vez mais, aumentado sua preocupação em trabalhar com o público interno, ouvindo suas sugestões, fazendo com que seus funcionários participem de parte das decisões, desenvolvendo um nível de satisfação cada vez maior, o que resulta em um ambiente positivo, no qual todos se tornam mais produtivos, felizes, tornando assim um importante diferencial de competitividade para as empresas.
Entretanto, quando essas mudanças modernas esbarram em formas tradicionais e conservadoras, acabam por dificultar o desenvolvimento das atividades da empresa, resultando num estresse organizacional.
Diante dessa situação, para investir no mercado competitivo e ter funcionários mais produtivos, as empresas precisam de uma estratégia adequada que pode ser alcançada através do marketing interno, que tem como principal objetivo fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa.
ENDOMARKETING
O endomarketing, tema proveniente do marketing, que vem alcançando espaço e importância dentro das organizações no Brasil e no mundo. Além da conceituação de endomarketing e de motivação organizacional, apresentam-se também os processos gerencias de endormarketing.
Segundo Cerqueira (2005) os pioneiros no desenvolvimento de projetos de endomarketing foram os japoneses e foi a partir da administração participativa que surgiram grandes projetos no mundo ocidental. Brum (1998) complementa citando que na década de 50, os japoneses