Marketing
Abraham Harold Maslow estudou psicologia, criou a teoria a respeito da hierarquia das necessidades humanas. No fim da década de 60, se envolveu com a área de Gestão de negócios passou então a correlacionar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão.
Frederick Herzberg psicanalista, criou uma teoria baseada no estudo das atividades e motivações dos funcionários dentro de uma empresa, para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o titulo “a motivação para trabalhar” – The Motivation to Work.
Sigmund Freud, Abraham Maslow e Frederick Herzberg utilizavam a psicologia no marketing para funcionários, consumidores e produtos, melhorando a qualidade das empresas para os trabalhadores, conhecendo as necessidades dos consumidores e fazendo com que os produtos sejam direcionados a um público-alvo, suprindo assim as necessidades dos consumidores.
Foi criado um método para investigar o processo inconsciente e inacessíveis de outro modo (termo segundo Freud). A psicologia