marketing
Turma(s):AD7P36 / AD8P36 / AD8Q36
Disciplina: Gestão Mercadologica
Prof.: Nelson Firmino
Lista de Exercícios 1
Esta lista de exercícios é individual e tem como limite de entrega a aula desta disciplina seguinte à data da prova.
As folhas de resposta devem conter as questões às quais as respostas se referem;
Os textos que apresentam os cenários das questões não deve ser contido na lista de respostas a ser entregue;
As folhas de entrega devem ser com as respostas digitas e com referencia a qual exercício e devida questão confere a resposta;
A identificação do aluno deve conter nome, RA, turma e nome da disciplina na parte superior esquerda da primeira página.
Exercício 1 - Pierre Cardin
Fontes: "Mídia & marketing". Gazeta Mercantil, 19 jan. 2004, p. A-12; Fabiana Gilsio, "Da festa das passarelas para as vitrines das lojas", Gazeia Mercantil, 25 fev. 2004, p. A-8.
Nos anos 80, a Pierre Cardin teve ampla exposição no mercado brasileiro, graças, dentre outras razões, à penetração dos jeans lançados com a sua grife, que se tornaram objeto de desejo de um grande número de consumidores. Atualmente, a marca está preparando uma estratégia que tem por propósito não apenas promover o retomo à mídia, como também ocupar espaços em diferentes segmentos de mercado.
A abertura às importações, decorrente principalmente da globalização das economias, promoveu a entrada de marcas consagradas no mercado brasileiro — como Yves Saint Laurent, Christian Dior, Valentino, Paco Rabanne e Gucci —, além do aumento do número de marcas brasileiras de grande exposição no mercado.
A grife Pierre Cardin, que nas décadas de 1970 e 1980 estava posicionada como produto de luxo, iniciou na década de 1990 um reposicionamento, na tentativa de popularizar-se. Essa estratégia, que se contrapôs àquela adotada pelas grifes de luxo — que buscam o binômio luxo e exclusividade —, está voltada pata a prática do binômio preço competitivo e grande volume