Marketing
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
O primeiro habitante do Município de Jaguaruna foi o Coronel Luiz Francisco Pereira que em 1867, para lá se dirigiu com sua família, a fim de receber a concessão de sesmaria como o primeiro habitante da região, uma vez que as terras do Município de Palhoça, de onde procedia, eram pouco férteis. A fertilidade da terra continuou atraindo novos moradores e chegaram, em seguida, Joaquim Marques, Francisco Rabelo e Manoel Marques.
A exuberância das terras fez com que os moradores a denominassem de Campo Bom.
O nome da Cidade provém do Tupi-Guarani: "Yaguara - onça" e "Una - preta", daí o nome de Jaguaruna.
Em 1880, Jaguaruna foi elevada à categoria de freguesia e em 1883, foi extinta para, um ano mais tarde, voltar novamente àquela categoria. Porém, com parte do seu território desmembrado e integrado ao de Tubarão.
Jaguaruna foi elevada a categoria de Município em 1930.
Fonte: Site da Prefeitura.
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS
A população de Jaguaruna apresentou um aumento de 12,4% desde o último censo demográfico realizado em 2000. De acordo com as estimativas do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2009, a população da cidade é composta de 16.418 habitantes, o equivalente a 0,3% da população do estado. Jaguaruna é a 73ª cidade no ranking populacional catarinense.
O comparativo dos dados do Censo Demográfico de 2000 e das estimativas populacionais do IBGE para 2009 demonstram que Jaguaruna tem apresentado nos últimos 9 anos uma taxa média de crescimento populacional da ordem de 1,3% ao ano. Considerando o período avaliado, o município apresentou uma taxa acumulada de crescimento populacional de 12,4%.
Fonte: Site do SEBRAE
DENSIDADE DEMOGRÁFICA
Baseado nas estimativas populacionais para 2009, Jaguaruna possui uma densidade demográfica de 50,2 hab./km2.
Fonte: Site do SEBRAE
FAIXA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
A estrutura etária de uma população