Marketing
2.1 Fatores influenciadores no processo de decisão de compra
Solomon (2011) aponta que os fatores demográficos e psicográficos são de extrema relevância para o conhecimento do comportamento do consumidor, pois são essas variáveis que interferem diretamente nas preferências e opiniões das pessoas. Cada ser é um indivíduo único e como tal deve ter suas preferências atendidas, no entanto com a evolução da cultura de aglomerado humano fica cada vez mais difícil delimitar as necessidades e desejos de uma única pessoa ou de todos ao mesmo tempo, dessa forma prioriza-se atender grupos que tenham os mesmos gostos, são os chamados seguimentos de mercado.
De acordo com McDonald (2004, p.94) “Um seguimento de mercado consiste em um grupo de clientes ou consumidores que compartilham as mesmas necessidades ou necessidades semelhantes”. O que denomina um desafio estimulante para os profissionais de marketing. Na visão de Solomon (2011) o comportamento do consumidor é uma sequência ordenada e ininterrupta de ações que molda as pessoas de acordo com as experiências que ela vivencia no decorrer de sua vida.
Pode-se afirmar que “mudanças profundas no comportamento do consumidor estão influenciando o modo como as pessoas procuram informações sobre os produtos e avaliam as marcas alternativas” (SOLOMON, 2011, p. 51). Dessa forma é notório que os consumidores estão mais exigentes e seletivos no momento em que optam por comprar, empregando habitualmente o senso crítico para avaliar suas possíveis escolhas.
Conforme afirmam Caro et al (2011) o comportamento do consumidor fundamenta-se em diversas áreas científicas, como, sociologia, psicologia, economia, antropologia, cultura, tecnologia, política, além da influencia exercida pelos estímulos do composto de marketing, produto, preço, distribuição e propaganda. Kotler e Keller (2006) afirmam que tanto as empresas quanto os profissionais