Marketing
Observando uma tendência mercadologia, existe uma tendência crescente em empreendedores que buscam seu espaço. A existência de mercado para todos, favorecem as ações e atitudes estratégicas em lançar uma prestação de serviço, produto inovador ou mesmo gerenciar um centro de distribuição.
Um novo negócio começa a partir um uma força de vontade e oportunidade de fazer a diferença ou adquirir uma fonte de remuneração. Este perfil de pessoas são pessoas que não se submetem a ordens de patrão, desejam ser valorizados, almejam melhorar a qualidade de vida entres outros motivos. Contudo não somente isto é necessário para entrar no mercado empresarial, mesmo sendo ele de um micro empresa com faturamento anual de R$ 12.000,00 ou pequenas empresa com faturamento de R$ 2.400.000,00.
O plano de negócio não é somente uma ferramenta utilizada e disseminada pelo SEBRAE, é uma necessidade real, que hoje é desprezada pelos empreendedores.
Contudo após vários anos de experiência atuando com micro e pequenos empresários, conclui que a importância do plano de negócio é mínima, porém muito comentada entre as partes envolvidas.
Podendo agora orientar os empreendedores que desejam iniciar seu negócio ou aqueles que almejam expansão, indicarei algumas dicas estratégicas para alavancagem do negócio:
Plano de negócio
Segundo (F.C.Ferreira,Carlos), podemos definir Plano de Negócio como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.
Plano de Trabalho
Um plano de trabalho é um argumento; é escrito para planejar as atividades para um dado período de tempo, primeiro para convencer os tomadores de decisão para sua aprovação, depois como documento-guia para atividades que serão realizadas durante este período. Esta atividade divide-se em 3 partes: