Marketing
1. Introdução
O presente trabalho intitulado “O papel das instituições financeiras no mercado financeira”, surge no âmbito do módulo de Gestão financeira II e mercados financeiros, na perspetiva de analisar a importância das instituições na economia.
Instituições financeiras são vistas como sendo as organizações que tem a finalidade de viabilizar alocações de capitais financeiros próprios ou de terceiros, obedecendo a uma correlação d risco, custo e prazo para atender aos interesses de pessoas físicas e jurídicas que participam como acionistas, clientes, colaboradores, cooperados, fornecedores e agências reguladoras do mercado. Existem vários tipos de instituições financeiras: bancos, cooperativas de crédito, agências de fomento, associações de poupança e empréstimos ("financiadoras"), etc. Neste trabalho serão abordados os vários tipos de instituições e seu papel na economia e finanças.
A metodologia usada no trabalho, foi de pesquisa bibliográfica, em que baseou-se em livros relacionados com o tema em causa, mas o grupo não limitou-se apenas em pesquisas bibliográficas, bem como o uso da internet, em que outras literaturas foram encontradas na Internet.
2. Conceitos fundamentais
Mercados financeiros: na acepção de Mankiw (2005) são instituições por meio das quais uma pessoa que quer poupar pode oferecer fundos directamente a uma pessoa que deseja tomar empréstimo.
Sistema financeiro: são instituições presentes na economia que ajudam a promover o encontro das pessoas que poupam com as pessoas que investem. (Mankiw, 2005)
Finanças: é o processo pelo qual os agentes económicos emprestam e recebem de empréstimos de outros agentes de forma a consumir, ou investir
As atividades financeiras envolvidas nas finanças tem lugar no sistema financeiro, isto engloba mercados, empresas e outras instituições que tratam das decisões de financiamento de famílias, empresas, estado, interna e