marketing
O círculo de Análise do
Consumidor
Como vimos na unidade anterior, compreender o que se passa na mente do consumidor é uma tarefa árdua, muitas vezes cara, porém, de fundamental importância para a empresa que deseja desenvolver ofertas que sejam de fato atraentes para o mercado.
Contudo, analisar o consumidor não é uma tarefa simples que pode ser feita de diferentes maneiras. Muitas vezes, sem perceber, o consumidor está sendo influenciado por fatores externos que compõem um cenário propício ao consumo.
Esta unidade apresenta os três elementos que compõem o Círculo de Análise do Consumidor, as cinco implicações de se utilizar esse conceito e os quatro níveis de análise do consumidor. Ao final, procuramos demonstrar a verdade que está por trás de três mitos comuns em relação à propaganda e marketing.
Você já se deu conta da quantidade de decisões que tem que tomar quando está procurando algo para comprar?
Lembra-se da última vez que foi a uma loja procurando por um celular ou das últimas vezes que saiu de casa, ou do trabalho, para comprar um calçado novo? Procure trazer à mente as suas últimas experiências no supermercado, fazendo a compra do mês ou mesmo uma compra especial para a viagem de férias. Embora alguns desses processos de compra sejam feitos de maneira quase automática, existem uma série de etapas pelas quais passamos e uma quantidade ainda maior de decisões que tomamos em cada uma delas.
Conhecer essas decisões e os diversos fatores que as influenciam, pode ser muito útil para o profissional de marketing. Estudos vêm sendo realizados com a finalidade de tentar compreender o que se passa na mente de um consumidor quando está comprando e quais critérios ele leva em conta ao tomar a sua decisão, optando por um produto e desistindo de outro. Fatores muito além de preço e qualidade estão envolvidos nessa decisão. Alguns desses fatores o consumidor sequer se dá conta de que estão interagindo em sua mente, levando-o a