OS IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
IPUC – INSTITUTO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADAE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CIÊNCIAS SOCIAIS
ANÁLISE DOS TEXTOS:
- OS IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
- SUBJETIVIDADE E (I) MATERIABILIDADE NO TRABALHO
Brenda Almeida
Vinícius Doche
Wellington Geraldo
Yuri Uriel
Belo Horizonte
2014
SUBJETIVIDADE E (I) MATERIABILIDADE NO TRABALHO
PRINCIPAIS IDEIAS
1. As adequações da educação formal às necessidades das organizações ao longo do tempo.
2. As mudanças nos meios de produção e nas relações de trabalho, proporcionadas pela completa transformação das organizações em função do uso crescente da sociedade pelas novas tecnologias de informação e informação.
3. A ideia do trabalho (i)material como agente decisivo nas transformações das organizações, e de como ele influencia o processo de criação e producão indutrial.
4. A alta demanda por um novo perfil profissional menos voltado às habilidades manuais e mais focado nas capacidades cognitivas, e as novas divisões e desigualdades relacionadas com a posição dos indivíduos no mercado de trabalho.
5. As mudanças e novos rumos sociais oriundos dos avanços tecnológicos dos tempos modernos, e suas implicações naturais (ou não) para a sociedade dividida entre a permanência e a mudança.
6. Utilização do termo “Habitus” (do latim – ter ou possuir) para definir sentimentos, desejos e a própria conduta do indivíduo. Bem como a ajuda no que tange ao rompimento com a dualidade entre sí e a sociedade.
7. Busca pelo entendimento e investigação do mundo social para compreenção da vida em sociedade como fluxo contínuo de “Habitus” e práticas comuns à praticamente toda a sociedade em suas específicas classes sociais.
8. A interferência ou indução produzidas em um indivíduo através de outro indivíduo de mesma classe social (ou não), de maneira proposital ou não, influenciando as