globalização nos agricola
IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NA AGRICULTURA
São Sebastião do Caí, 1º de setembro de 2014
IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NO SETOR AGRÍCOLA
Trabalho Acadêmico apresentado para a Disciplina Análise de Cenários Econômicos e Mundo dos Negócios, pelo Curso Superior Tecnológico Processos Gerenciais da Universidade Vale do Rio Dos Sinos – UNISINOS
Tutora: Raquel Negrisoli Fernandez Cabral
São Sebastião do Caí
2014
Sumário
Introdução
A globalização é um desafio de sobrevivência para os países em desenvolvimento e um instrumento muito mais voraz do que o domínio de armas. E como falar em desenvolvimento de países sem falarmos da agricultura? Como esquecer do trabalho árduo que muitos agricultores passam para produzirem o alimento que encontramos a disposição sem precisarmos fazermos nenhum esforço?
O setor agrícola passa despercebido por algumas pessoas, mas nunca pela economia do país.
Através deste trabalho venho apresentar as impactos positivos e negativos que a globalização traz para muitos agricultores e para nossos alimentos.
Os Impactos da Globalização no setor agrícola
A globalização no país além de trazer fatores positivos também traz fatores negativos, um dos fatores mais afetados com a globalização sem dúvida alguma é o setor agrícola:
1- ESCASSEZ MUNDIAL DE TERRAS- A degradação e a escassez de terras colocam em perigos vários sistemas de produção de alimentos em todo mundo e representam um desafio para alimentar a população mundial.
2- MUDANÇAS CLIMÁTICAS- A agricultura é uma atividade altamente dependente de fatores climáticos, como temperatura, pluviosidade, umidade do solo e radiação solar. A mudança climática pode influenciar agricultura de diversas formas inclusive pela alteração da intensidade de colheita devido a uma mudança de graus dias de crescimento.
3-