Marketing
Em tempos de globalização, cada vez mais as pessoas necessitam ter acesso a notícias e estarem conectadas no mundo. O impacto nos canais de comunicação teve seu efeito mais visível com a internet, tornando a comunicação e o acesso a informações praticamente sem fronteiras. Com estas mudanças, os principais canais de marketing como redes de televisões e imprensas multimídia em geral estão sendo os mais afetados. Graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças a inovação tecnológica, as pessoas estão achando meios alternativos para suas necessidades de comunicação, como por exemplo acessar a internet pelo celular durante um percurso de ônibus, ou até ao mesmo tempo em que assiste a TV.
A mudança para um mundo que se tornou móvel não diz respeito apenas à tecnologia, é uma mudança comportamental ( Martin, 2011 ). Esta transformação no comportamento das pessoas está direcionando o foco do marketing para um canal mobile, proporcionando um direcionamento mais preciso das informações ao seu publico.
1.1. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E PERGUNTA DE PESQUISA
Uma idéia elaborada em 1950 continua atual, a globalização acentuada pelas inovações tecnológicas faz com que as regiões locais participem de fenômenos globais – de consumo e midiáticos –, mantendo, porém, suas especificidades regionais (G. Guervitch apud Ortiz, 2003).
Alvin Toffler (1997) acredita que vivemos em uma sociedade pós-industrial. O autor popularizou suas idéias em especial em “A terceira onda”, quando desenvolveu o conceito de uma sociedade diferente da industrial e agrária ao discutir uma teoria pós-industrial. Ele debate as transformações na sociedade trazidas por ondas: 1. revolução agrícola, 2. revolução industrial e 3. revolução tecnológica. Com a convergência tecnológica – o computador aliado aos telefones celulares, TV Digital, TV a Cabo – permite-nos aferir