Marketing
Os sentidos geram impulsos que posteriormente iniciam um processo de percepção que lidam com influências do ambiente externo e referências inerentes à pessoa ( lembrança, desejo, repugnância, etc.) . Se um comercial de chocolate tocar a sua música preferida, você poderá conciliar a ideia do produto a um momento de alegria que teve em sua vida.
Quando utilizado no ponto de venda, o marketing sensorial significa um investimento de baixo custo, visa fixar a marca,produto ou serviço na percepção do consumidor, por meio de um vínculo emocional. A visão percebe as cores e o formato de uma embalagem e peça promocional. O formato pode tendenciar um caráter funcional ao uso do produto, enquanto que a cor expressa emoções.
O olfato pode gerar bem-estar ou enjôo, na maioria dos casos é um sentido pouco utilizado pelas empresas, ficando restrito aos restaurantes e perfumarias. A audição é muito utilizada nas campanhas publicitárias e ações de promocionais, o ouvido é omnidirecional, uma pessoa pode ouvir diversas músicas e sons diariamente e influencia diretamente no humor da pessoa.
O tato lida com o conforto, a segurança e as sensações, muitas vezes, saber tocar num cliente é uma possibilidade de conquistar a confiança. O paladar é utilizado em métodos de provação, que permite o oferecido de amostras a serem privadas no ponto de venda.
A respeito dos cinco sentidos, deve-se considerar:
Visão : Evite excesso de cores e imagens, o excesso será visto como uma poluição visual;
Audição: O som e a música escolhida para um ambiente deve ser direcionado para o seu tipo de público;
Tato : No Brasil, o consumidor gosta de tocar nos produtos; é necessário saber abordar as pessoas;
Paladar : As amostras a serem provadas no