Marketing
Nos dias atuais o mercado vem sendo bombardeado com uma grande gama de opções de produtos, marcas, preços e fornecedores. Devido a estes fatos, as empresas vêm buscando maneiras de superarem a concorrência, o foco no cliente tem sido a estratégia mais adotada, com a finalidade de realizar um melhor atendimento e satisfazê-los. Nunca esquecendo é claro, da missão de qualquer negócio, que é fornecer valor ao cliente sem abrir mão do lucro.
Uma empresa só poderá vencer no mercado, ajustando o processo de entrega de valor e selecionando, proporcionando e comunicando um valor superior. Estudos indicam que o cliente faz sua escolha de acordo com a oferta que lhe proporciona maior valor, considerando as limitações de conhecimento, os limites impostos pelos custos envolvidos na procura, a mobilidade e a receita. Após a efetivação da compra, a satisfação do cliente e a repetição da compra dependerão da comparação da expectativa em relação à entrega.
Para buscar a satisfação dos clientes, é imprescindível entender o sistema de formação das suas expectativas. Isso ocorre com base em experiências anteriores em compras, dicas e conselhos de amigos e colegas (o chamado “boca a boca”) e informações e promessas de profissionais de marketing e concorrentes. Também é necessário trabalhar a geração de expectativas na medida certa para que não gere insatisfação por parte dos clientes. Vale ressaltar que é importante não apenas as empresas acompanharem as expectativas e a satisfação de seus clientes, mas também monitorar o desempenho dos seus concorrentes nessas áreas.
O plano de marketing é a ferramenta central para direcionar e coordenar o esforço de marketing, também é um dos produtos mais importantes do processo de MKT. Funciona em dois níveis: Estratégico e tático. No plano estratégico, se define os “mercados-alvo” e a proposta de valor que a ser oferecida será com base na análise das melhores oportunidades de mercado.