marketing
Conteúdo Temático
5.1
Introdução, conceitos fundamentais, comportamento do consumidor
5.2
Segmentação, escolha de mercados alvo e posicionamento
5.3
Marketing Mix
5.1
Introdução, conceitos fundamentais, comportamento do consumidor
São várias as definições de Marketing:
“Processo social e de gestão pelo qual indivíduos e grupos satisfazem necessidades e desejos por meio da permuta entre si de produtos e valor.” (Kotler).
“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para a criação, comunicação, e entrega de valor aos clientes bem como para a gestão de relações com esses clientes de forma a beneficiar a organização e os seus stakeholders.” (American Marketing Association, 2004).
Associados ao marketing, estão os conceitos de necessidades (alimentação, vestuário; needs), desejo
(necessidades específicas; wants), procura (concretização, satisfação de desejos), produtos (bens, serviços para satisfazer as necessidades), permutas (trocas não envolvendo moeda), transacções (trocas envolvendo moeda) e mercados. Vejamos, então, quais os pressupostos que estão na origem do marketing, as suas consequências e problemas.
O conceito de marketing é um conceito geral que inclui todos os já referidos. Num mercado pretende-se satisfazer necessidades de consumidores, através de estratégias de marketing integrado que permitam a obtenção de lucros com a satisfação dos clientes. O conceito de vendas é aplicável quando pensamos, por exemplo, numa fábrica onde os produtos existentes estão destinados a vendas e promoção das quais advêm lucros de acordo com o volume de vendas. O conceito de produção está relacionado com os lucros provenientes das vendas de produtos disponíveis e baratos e o conceito de produto está relacionado com os lucros das vendas de produtos com melhor qualidade, desempenho e atributos.
Na visão do marketing, o mercado é o conjunto de todos os consumidores reais ou potenciais de