Marketing
Tarefa Avaliativa 1
Assunto: Comércio Eletrônico ( e-comerce )
Aluno: Luciano Wardelmann
Apesar de toda a transformação tecnológica dos últimos anos, existe uma coisa que não muda: A percepção de valor do consumidor. É importante lembrar que valor é diferente de preço. Um mesmo produto pode ter maior valor para um consumidor enquanto para outro pode não ter valor algum. Até mesmo no comércio eletrônico(e-comerce ) o valor de uma marca é importante. Por isso que o maior crescimento em vendas no e-comerce é de marcas conhecidas como Lojas Colombo, Ponto Frio, Magazineluiza, entre outras marcas tradicionalmente conhecidas do comércio de rua.
As “cibercompras” trazem benefício para o consumidor e para o comerciante. O consumidor tem a comodidade de “entrar” em várias lojas, realizando sua pesquisa de preços, sem sair do conforto do seu lar. Apenas tem o trabalho de ligar o seu computar, tablet ou smartphone e acessar os sites das lojas. Já para o comerciante, os baixos custos de estoque e o menor número de funcionários, fazem toda a diferença para a composição do preço de venda de seus produtos.
Neste formato de compra o consumidor pode perder qualidade em seu processo decisório, pois não terá o relacionamento com um profissional de vendas que poderá ajudar a decidir pelo produto que atenda melhor sua necessidade. Outro fator negativo, comparando com a loja física, é a experiência de ver e tocar o produto escolhido. Além disso o pós compra poderá trazer desconfortos. Enquanto no comércio tradicional o consumidor tem um gerente e um vendedor em que ele poderá solicitar auxilio, tornando o atendimento mais pessoal, no comércio eletrônico o consumidor tem canais impessoais, onde muitas vezes suas dúvidas serão esclarecidas através de e-mail ou por telefone através de um canal eletrônico, o que poderá levar algumas horas ou até mesmo dias para seu atendimento.
O comércio eletrônico no Brasil está em constante crescimento. Segundo