controlismo
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, acredita –se que seja tão antiga quanto a origem do homem. A partir do momento em que o homem passou a possuir bens houve a necessidade de controlar esses bens surgindo assim o inventario.
Existem diversos registros que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis, os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade datam di mais ou menos 4.000 a.c.
Os registros contábeis mais importantes que se tem conhecimento são os da suméria, da civilização egípcia e da civilização pré-helênica,que demonstram que a contabilidade já era considerada um importante instrumento de controle pelas principais civilizações do mundo antigo.
Pela analise da evolução do pensamento contábil, percebe-se que a contabilidade é uma área de conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantis, econômicas e sociais.
A fase da Contabilidade do Mundo Medieval, ocorrida entre 1202 a 1494, destaca os benefícios que a Contabilidade auferiu com os avanços da ciência, principalmente da matemática e das grandes invenções, que abriram novos horizontes à civilização.
Nesta fase há dois momentos fundamentais que influenciaram diretamente a Contabilidade no período medieval, denominado: a Era da Técnica. O primeiro momento está relaciona à publicação da obra Líber Abacci, em 1202, escrita por Leonardo Fibonacci de Pisa (1180-1250), esta obra desempenhou importante papel na popularização do sistema numérico arábico na Europa, introduzindo importantes técnicas matemáticas que versavam sobre pesos, medidas e câmbio, o homem passou a dominar melhor os conhecimentos comerciais e financeiros. Para atender às necessidades das operações comerciais, com a proliferação da indústria artesanal e o incremento do comercio exterior fizerem surgir o livro-caixa, que mantinha registros de recebimentos em dinheiro. Era utilizado, rudimentarmente, o