Marketing
Quando existe a forte possibilidade do setor fornecedor avançar sobre o comprador, sob forma de estratégia de interação para frente, não existe competição com outros produtos ou serviços nas vendas ao setor; o poder dos fornecedores se confirma quando é dominado por poucas empresas e é mais concentrado que o comprador.
1.2.5 Rivalidade entre os concorrentes
Os concorrentes existentes disputam uma posição mais rentável no setor em que atuam utilizando-se de inúmeras estratégias, ou seja, nos concorrentes, e estes podem, assim, iniciar manobras para conter as ações dos iniciantes. Esse movimento poderá levar a empresa iniciante ao aprimoramento.
As estratégias mais comumente utilizadas são: as guerras de comunicação , logística ou distribuição, competição via preços e serviços agregados ou produtos/serviços diferenciados.
Dentre as estratégias citadas, a que oferece maior instabilidade é a praticada via preços, pois torna possível a redução das receitas para todas as empresas.
A concorrência entre as empresas estabelecidas é resultante também de um processo interativo entre os seguintes fatores:
1. Ausência de diferenciação nos produtos e serviços ou custos de mudança
- centram a rivalidade por preços, visto que muitos consumidores baseiam suas escolhas fundamentalmente no preço e no serviço. O termo estratégia é derivado do grego strategos, que significa “a arte de general 112”
Competitividade; Tecnologia; Informação; Estratégia e Mercado.
A estratégia de uma empresa é um modelo de decisões, no qual estão determinados os objetivos e metas, as normas e os planos para o alcance dos objetivos e metas desejados.
Além disso, congrega decisões estratégicas que se mostram eficazes ao longo do tempo e tende a modelar o caráter da empresa. Outros aspectos de uma estratégia, no entanto, devem se adaptar a mudanças ambientais.
Capítulo 1 – Marketing estratégico e competitividade empresarial 21
2.