Marketing
Roberta Del-Vechio de Oliveira e Silva1
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Resumo
Este artigo apresenta de forma resumida, os resultados de uma pesquisa realizada em uma abordagem qualitativa, sobre os valores de educação na publicidade e propaganda escolar. Inicialmente se apresenta uma investigação teórica sobre a idéia de valores. Faz-se uma abordagem sobre a construção de marcas, no sentido de tentar compreender de que forma a produção simbólica ocorre no campo educacional. Foram pesquisadas peças publicitárias de Escolas, Faculdades e Universidades do Vale do Itajaí e Santa Catarina dos períodos de 2001/2 a 2004/1. Foram escolhidas peças gráficas, em especial dos meios outdoor e busdoor. Apresentados os valores observados nas peças publicitárias dos períodos citados e as considerações sobre a pesquisa e o processo de eufemização da construção de mensagens de massa, capaz de “fazer ver e crer”.
Palavras-chave: Educação; Publicidade; Propaganda; Valores.
1 INTRODUÇÃO
Houve um tempo em que bastavam as instituições de ensino terem bons educadores.
Bons professores garantiam parte da qualidade e credibilidade de uma instituição. Uma era onde o conhecimento, monopólio dos docentes, exercia sua supremacia.
1
Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela FURB – Universidade Regional de
Blumenau - SC, Especialista em Moda pela UNERJ - Centro Universitário de Jaraguá do Sul-SC, Mestre em Educação pela FURB. Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UNIASSELVI. Professora Responsável pelo Trabalho de
Graduação I e II (Projeto Experimental e Monografia) do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI.
Coordenadora do NACOM – Núcleo de Apoio à Comunicação da UNIASSELVI. Professora das disciplinas Teoria da
Comunicação e Comunicação Comparada. E-mail: rovechio@terra.com.br
2
A mudança de cenário,