Marketing
Discorreremos neste trabalho, sobre o arquipélago de Fernando de Noronha destacando suas características em relação a sua demanda turística, seu público, aspectos econômicos, investimentos, controle técnico, características gerais e aspectos sociocul-turais. Foi escolhido este destino por ua singularidade e destaque com relação à preservação ambiental.
Introdução:
Fernando de Noronha está localizado a 50 minutos de Recife (via aérea), topo de uma montanha submarina de origem vulcânica, cujo o ponto mais importante é o mais consa-grado dos seus marcos: o Morro do Pico.
Noronha é formada por 21 ilhas distribuídas em uma área total 26 quilômetros quadra-dos dos quais 17 fazem parte da ilha principal, único reduto povoado do arquipélago.
Existem muitas controvérsias que marcam seu descobrimento,no inicio chamada Ilha da Quaresma por ter sido descoberta por expedições que passaram por lá em 1500, 1501 ou 1502 no tempo da quaresma. Em 1504, D. Manuel I doou a Fernão de Noronha o arqui-pélago, sendo a primeira capitania hereditária do Brasil. Em 1534 o arquipélago foi invadido por ingleses; em 1556 até 1612 por franceses, 1628 Noronha foi invadido por holandeses, em 1630 passa a se chamar Pavônia. Em 1696, carta régia de 7 de setembro, manda povoar a ilha com um destacamento escolhendo os melhores locais para fortificar-se para não haver novas invasões. Em 24 de setembro de 1700 a capitania de Pavônia tornava-se dependente da capitania de Pernambuco. Em 1736, foi ocupada pelos franceses da companhia francesa das Índias Orientais passando a se chamar Isle Daupltine. Em 1737 o arquipélago foi definitivamente ocupado por portugueses, sendo os franceses expulsos por uma expedição vinda do Recife; para impedir novas invasões foram construídos os fortes de Nossa Senhora dos