marketing
O plano de ação refere-se, então, a cada uma das estratégias de mercado e de comunicação, que juntas devem ser eficientes e eficazes para atender aos objetivos da empresa. Portanto, sugerimos que a clinica de estética em estudo invista em: 1. propaganda - para divulgação da empresa e suas promoções por meios de comunicação impressos (cartão de visita, flyer, banner e outdoor); 2. promoção de vendas - por meio da elaboração de pacotes fechados (para oferecer mais de uma sessão de tratamento estético com preços mais acessíveis ao público) e da implantação de bônus aos clientes que são fiéis à empresa e, também, aos que indicam outros para tratamento estético na clínica; 3. venda pessoal - aplicação do conceito de qualidade total no atendimento aos clientes; e 4. mala-direta - envio de cartões de felicitação aos clientes em datas comemorativas.
--------------------------------
É evidente que este estudo não se encerra por aqui. O método utilizado em uma clínica de estética pode ser reaplicado em outras empresas do mesmo ramo de atividade, as quais VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2011 10 estão se proliferando nos espaços urbanos em função da crescente preocupação dos homens e das mulheres (jovens, adultos e idosos) com o bem-estar físico. Além disso, estes clientes estão cada vez mais exigentes pela qualidade dos tratamentos estéticos oferecidos e pelo atendimento personalizado, uma vez que há casos de lesões corporais e até mesmo de óbito ocasionados por pessoas desqualificadas na prestação destes serviços.
O Plano de Marketing Promocional é, então, um estudo necessário para que as clínicas de estética coletem informações sobre a concorrência, sobre quem são os seus clientes e o que eles exigem e, também, para que façam uma auto-avaliação sobre os serviços prestados. A partir de uma análise da situação interna e externa, é possível estabelecer objetivos e estratégias com a