solo e agrotóxicos
EXPANSÃO DE FRONTEIRAS AGRÍCOLAS
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil é um dos principais produtores e fornecedores de alimentos para o mundo, destacando-se na produção de soja, milho, arroz, feijão, algodão e cana-de-açúcar.
As fronteiras agrícolas brasileiras foram inseridas no território e no modelo de desenvolvimento econômico brasileiro em contextos distintos. No começo a economia agrária brasileira era baseada na produção exportadora do café.
Uma nova fronteira agrícola surgiu com a produção de grãos brasileiros principalmente a soja no oeste do país.
Doenças como a malária, dengue, cólera, diarréia pelo consumo de água infectada, entre outras enfermidades tropicais, começam a surgir com o inicio do êxodo rural no Brasil, devido ao fato de as cidades não conseguirem fornecer as condições sanitárias e de infra-estrutura básicas aos novos moradores gerando miséria.
MALÁRIA: É causada por protozoários do gênero Plasmodium. Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo são os principais sintomas.
DENGUE: A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. O seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
CÓLERA: Cólera é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarréia aquosa. A Cólera ocorre em locais com saneamento deficiente, aglomeração, guerra e fome.
EROSÃO
A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.
CAUSAS NATURAIS:
No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na