Aplicações de agrotóxicos e seus efeitos gerais no solo
INTRODUÇÃO
Agrotóxicos são produtos de natureza biológica, física ou química, usados para combater pragas e doenças que prejudicam a agricultura. Os pesticidas atingem os insetos em geral, os fungicidas atacam os fundos e os herbicidas matam as plantas daninhas que invadem outras culturas.
A aplicação frequente de grandes quantidades de agrotóxicos contamina o solo e pode torná-lo estéril devido à eliminação da vida microbiana. Além disso, são transportados pelas chuvas e contaminam as fontes de água e lençóis freáticos, afetando a qualidade da água que alimenta o gado, as lavouras e abastece as cidades.
OBJETIVOS
A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública.
CONTAMINAÇÃO DO SOLO DE APLICAÇÃO
Os agrotóxicos, embora aplicados sobre a planta, tendem a terminar seu ciclo no solo, devido a vários motivos. Um deles é a chuva, que tende a "lavar" as folhas, levando resíduos dos produtos por enxurradas ou infiltrações.
Uma vez no solo, estes produtos têm dois caminhos básicos: a decomposição e a infiltração.
DECOMPOSIÇÃO
Como qualquer produto, os defensivos agrícolas tendem a se decompor devido à ação de micro-organismos, da radiação solar e demais fatores climáticos.
INFILTRAÇÕES
O carreamento superficial favorece a contaminação das águas subterrâneas, com o agrotóxico absorvido às partículas do solo erodido ou em solução, além da possibilidade da entrada direta nos aquíferos por canais subterrâneos.
PROBLEMA DA VOLATIZAÇÃO DOS HERBICIDAS
A volatilização pode ocorrer durante e após a aplicação, a partir da superfície das plantas, na superfície e na matriz do solo, assim como na superfície e na coluna d’água. Segundo a EMBRAPA (Embrapa Meio Ambiente.