marketing
LIVRO: PRINCIPIOS DE MARKETING GLOBAL
AUTOR: WARREN J. KEEGAN
EDITORA: SARAIVA
Capitulo 1
Páginas 5 ao 9
O QUE É MARKETING GLOBAL
MARKETING GLOBAL?
Marketing é universal, mas é natural que algumas de suas práticas variem de país para país. Por quê? Porque os Países e os povos do mundo diferem uns dos outros, e essas diferenças significam que uma técnica de marketing bem – sucedida em um país não irá automaticamente funcionar em outro. As preferências dos consumidores, concorrentes, os canais de distribuição e os meios de co municação podem diferir, e é tarefa importante no marketing global aprender a reconhecer até que ponto os planos e programas de marketing podem ser estendidos ao mundo inteiro, bem como até que ponto ele têm de ser adaptados.
De acordo com o professor levitt aconselhava as organizações a desenvolver produtos mundiais padronizados, de alta qualidade, e comercializá-los no mundo todo, por meio de publicidade, preços e distribuição padronizados. Há uns dois produtos que se prestam ao marketing global, e um deles é a Coca-Cola.
Na verdade foi o marketing global que fez a coca- cola um sucesso mundial, Por exemplo, o sucesso da Coca- Cola no Japão está ligado a muito tempo e dinheiro gastos para fazer dela um produto local; ou seja, foi construída uma infra-estrutura local completa, com força de vendas e operações de máquinas de vendas automáticas. O sucesso da Coca- Cola no Japão é resultado de sua capacidade de chegar a regionalização global, de sua capacidade de ser um produto local tanto quanto os originais, mas aproveitando, ao mesmo tempo, as vantagens de operações em escala mundial.
O que seria regionalização global? Significa que o profissional marketing global bem sucedido deve ter a capacidade de pensar globalmente e atual localmente.
O marketing global ele pode conter uma mistura de abordagem padrão (por exemplo, o próprio produto) e não – padrão (por exemplo, distribuição ou embalagem). Um