Marketing
1.1 Produto – definição
Produto é definido como sendo “algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”. KOTLER; ARMSTRONG (2003, p. 204)
Um produto, em termos amplos, não se restringe a bens tangíveis, mas, também, bens físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, idéias ou um misto de todas essas entidades. 1.1.1 Serviços - definição Conforme os mesmos autores, Serviço “é um tipo de produto essencialmente intangível que consiste em benefícios ou satisfações oferecidas à venda e que não resultam na propriedade de algo”. (p.204)
Exemplo: Serviços de auditoria, de contabilidade, de advocacia, outros.
1.2 Níveis de produto
Existem três níveis de produtos e serviços. O produto central, o produto básico e o produto ampliado.
O produto central determina o objetivo básico do produto ou serviço. O objetivo básico de uma cadeira é fazer com as pessoas assentem-se nela.
O produto básico determina as características oferecidas pelo produto: nível de qualidade, característica, design, marca e embalagem. As características da cadeira podem ser: assento de veludo, design moderno, marca Barcelona.
O produto ampliado constitui-se nos demais serviços e benefícios oferecidos ao consumidor. A cadeira oferecerá ao adquirente Status, prestígio, conforto.
Todo produto ou serviço deve possuir a utilidade primária e a utilidade secundária. A utilidade primária constitui-se no produto central e no produto básico; a utilidade secundária é representada pelo conjunto de serviços e benefícios ou produto ampliado.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO:
DESENVOLVER 5 PRODUTOS E 5 SERVIÇOS, APRESENTANDO SUAS, RESPECTIVAS, UTILIDADES PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
1.3 Classificação de produto
Os produtos são classificados em:
I. Produtos de consumo,
II. Produtos empresariais.
I. Produtos de consumo
Produtos de consumo são aqueles comprados por