Marketing
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Gil (2009, p. 9), “A ciência tem como objetivo fundamental chegar à veracidade dos fatos [...]”. E o que diferencia o conhecimento científico dos demais é justamente a sua característica de verificabilidade. Este é o princípio pelo qual as decisões devem ser tomadas, baseadas em fatos.
Convém destacar que o objetivo do método científico é o de reduzir a incerteza. Naturalmente, nenhum método consegue eliminar completamente a incerteza, no entanto, o método científico o reduz como nenhum outro. Trazendo estes objetivos para a área da administração, a redução do risco da administração se traduz na disponibilidade de informações com qualidade e a utilização correta de informações para dominar variáveis internas e externas.
Gonçalves e Meirelles (2004) complementam Gil (2009), definindo metodologia como sendo a ciência que estuda os métodos de investigação e a apresentação de resultados científicos, sendo uma ciência que estuda os caminhos válidos para se chegar ao conhecimento dito científico. Os autores reforçam que todo trabalho científico deve conter uma seção destinada a apresentar e explicar processos, estratégias, caminhos, recursos, técnicas, tecnologias, informações e conhecimentos adotados para se realizar a pesquisa ou o estudo.
Com o exposto anteriormente, percebe-se a importância do capítulo de metodologia, onde um planejamento mal feito da pesquisa poderá levar a conseqüências desastrosas na aplicação da mesma, comprometendo a qualidade dos dados. Como forma de auxiliar as Equipes de PI a fazer um adequado planejamento da pesquisa, são apresentadas a seguir orientações sobre metodologia da pesquisa para a elaboração do Relatório de Projeto Integrador.
2 ESTRUTURA DO CAPÍTULO DE METODOLOGIA
Esta seção apresenta a estrutura que deverá ser seguida para o desenvolvimento do capítulo de metodologia no Relatório de Projeto Integrador. O Quadro 01 apresenta a estrutura