Tecnico em eletrotecnica
Os motores monofásicos de fase auxiliar podem ser construídos com dois, quatro, ou seis terminais de saída. Os motores de dois terminais funcionam em uma tensão (110 V ou 220 V) e em um sentido de rotação.
Os de quatro terminais são construídos para uma tensão (110 V ou 220 V), e em dois sentidos de rotação, os quais são determinados conforme a ligação efetuada entre o enrolamento principal e o auxiliar.
De um modo geral, os terminais do enrolamento principal são designados pelos números 1 e 2 e os do auxiliar por 3 e 4.
Para inverter o sentido de rotação, é necessário inverter o sentido da corrente do enrolamento auxiliar, isto é, trocar o 3 pelo 4.
Os motres de seis terminais são construídos para duas tensões (110 V e 220 V) e para dois sentidos de rotação.
Para inversão do sentido de rotação, inverte-se o sentido da corrente no enrolamento auxiliar. O enrolamento principal é designado pelos números 1, 2, 3 e 4 e o auxiliar por 5 e 6. Para a inversão do sentido de rotação, troca-se o terminal 5 pelo 6.
As bobinas do enrolamento principal são ligadas em paralelo quando a tensão é 110 V e em série, quando a tensão é de 220 V.
OBS: O motor de fase auxiliar admite reversibilidade quando se retiram os terminais do enrolamento auxiliar para fora com cabos de ligação. Admite também chaves de reversão, mas neste caso, a reversão só é possível com o motor parado. As potências de motores elétricos são dados em HP ou CV, onde: HP - Horse a Power - 746 w. CV - Cavalo a Vapor - 736 W .
Os motores de fase auxiliar atualmente são fabricados para potência de 1/6 á 2 CV.
Motores Trifásicos Assíncronos
Motores trifásicos são motores próprios para serem ligados aos sistemas elétricos de três fases e são os motores de emprego mais amplo na indústria. Oferecem melhores condições de operação do que os motores monofásicos porque não necessitam de auxílio na partida, dão rendimento mais elevado e são encontrados em potências maiores.
No