Marketing
Aluna: Júlia Viana Souza
Curso: Administração
Administração Mercadológica
Conceitos Centrais do Marketing
Profª: Ana Barbieri
São Luís – MA
2012
Conceitos centrais do Marketing
Os conceitos centrais de marketing estão interligados numa relação causal direta. Esta relação tem como princípio a base da construção da própria fundamentação teórica do marketing. 1. Necessidades: É o conceito mais básico do marketing, pois está relacionado as necessidades humanas (físicas, sociais e individuais). Trata-se de um estado de privação do indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização.
2. Desejos: São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Os desejos são mutáveis e se modificam conforme as transformações ocorridas na sociedade. São objetos que satisfazem as necessidades.
3. Demanda: Quando os desejos podem ser comprados. As pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo assim, elas desejam produtos que proporcionam o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro. Através da capacidade de compra de cada indivíduo, os desejos se tornam demandas.
4. Produto: Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer parcialmente uma necessidade ou desejo. O produto é a solução de um problema. O conceito de produto inclui também bens duráveis e não-duráveis (tangíveis), serviços (intangíveis), pessoas, lugares, organizações, atividades e ideias. Nessa perspectiva deve-se destacar que a abordagem de produto implica na oferta de algo que tenha valor para alguém.
5. Troca: Marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e desejos por meio de trocas. Troca é o ato de se obter um objeto desejado oferecendo algo como retorno. Troca é o