Marketing
“Marketing
é
a
atividade
humana
direcionada
para
satisfazer
necessidades e desejos por meio de processos de troca. Os elementos centrais do marketing são necessidades, desejos, demandas, produtos, trocas, transações e mercados” (POLIDORO, 2003, p.17).
8.1 TIPOS DE MERCADO
Todas as organizações que oferecem produtos e serviços para o mercado industrial e consumidor, reconhecem que não podem explorar todos os compradores de todos os mercados, pois as necessidades são variadas, e a empresa pode não conseguir atender a todas essas necessidades com qualidade. Desta forma em vez de tentar concorrer com todos os segmentos de mercado, e muitas vezes em desigualdade, cada organização deve identificar o segmento que melhor poderá atender conforme, KO TLER (1993).
Existem três tipos de mercados, segundo KOTLER (1993):
Marketing de massa: é o mercado onde se produz produtos e serviços para todos os tipos de compradores, o objetivo deste tipo de mercado é de que as empresas tenham menos custos e preços mais baixos, criando o maior mercado potencial possível.
Marketing de sortimento: neste tipo de mercado se produz produtos variados em todos os aspectos de modo a atingir um mercado mais amplo, pois os consumidores têm gostos diferentes e mudam com o tempo, portanto é necessário buscar essa variedade e mudanças nos produtos.
Marketing de segmento: aqui é a fase onde se identificam os segmentos de mercado, selecionam-se e desenvolvem-se produtos e serviços para
cada tipo de cliente. Este segmento é uma forma mais fácil de descobrir novas oportunidades de mercado.
8.1.1 Níveis de segmentação de mercado
“Segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa Kotler (p. 278, 2000)”. Segundo Kotler (2000) o ponto de partida para iniciar a segmentação é o marketing de massa, que vem sendo cada vez menos utilizado pelas empresas, por ser um campo muito amplo