Marketing
Artigo publicado em www.mktportugal.com
Este artigo de reflexão surge a propósito da aposta da Marca Licor Beirão no Paulo Futre, depois das suas mediáticas declarações durante as eleições do Sporting que deram muito que falar na rede (e não só!). Desta forma, a Marca Licor Beirão poderá dar continuidade ao "buzz" em torno da figura pública em questão, retirando proveito disso - Paulo Futre e Licor Beirão - Making of A Marca Licor Beirão, contratou Paulo Futre para ser a nova “cara” da campanha e, promete mesmo oferecer um Porsche amarelo a quem sugerir a melhor “solução à portuguesa”. À primeira vista a campanha parece estar bem montada e será muito interessante
.
Não é meu objectivo abordar em demasia a campanha (basta pesquisar no Google para ver em que consiste). O objectivo desta crónica é mostrar que é importante para as Marcas estarem em cima do acontecimento e terem uma estrutura aberta e flexível para tirarem proveito do efeito rede. Neste caso, estamos perante a aposta
numa figura pública mas, há figuras muito menos mediáticas, que exigem investimentos mais reduzidos que poderão causar um impacto muito interessante.
É uma estratégia inteligente!
Este tipo de estratégia tem sido utilizada por todo o mundo mas, adquiriu reconhecimento na altura da campanha de Barack Obama quando aproveitaram o efeito viral de um vídeo da Budweiser para fazer o seu próprio vídeo de campanha . O resultado consistiu em milhares de visualizações num curto espaço de tempo. Um outro exemplo (há muitos!), num contexto completamente diferente, foi a aposta da Marca de pastilhas STRIDE, quando apostou em MATT que tinha decidido criar vários vídeos a dançar pelo mundo com o título - Where the Hell is Matt?. A visibilidade foi notória, mundialmente.
Por fim, Beenerkeekee é uma personagem que dedicou o seu tempo a cantar musicas de famosos em frente a uma câmara de filmar de uma forma, diria que, genuína.