MARKETING
Módulo:
Atividade:
Título:
Aluno:
Disciplina: MATEMATICA FINANCEIRA
Turma:
Introdução
No texto a seguir iremos analisar as vantagens e desvantagens do uso dos mecanimos da matematica financeira, e de como analisar a viabilidade de um investimento, e para isso iremos esplanar o uso da VPL (Valor Presente Liquido) e da TIR (Taxa Interna de Retorno) como critérios para análise de projeto de um investimento.
Justificativa
É Importante a analise da VPL e da TIR, por que o principal elemento que justifica a existência de uma empresa é a geração de lucros. Para os investidores, porém, não basta que o projeto tenha um resultado positivo. Para um projeto de desenvolvimento ser atrativo, é preciso que a quantidade de lucro gerado, o retorno do projeto, seja melhor do que aquele que a empresa poderia obter com outros investimentos, por exemplo, aplicando no mercado financeiro. Portanto, a essência da avaliação econômico financeira é medir o retorno do projeto de maneira comparável com outros investimentos.
O primeiro passo para a realização da análise econômica é a montagem do fluxo de caixa, isto é, a definição do fluxo de entradas e saídas de dinheiro durante o ciclo de vida planejado para o produto.
Desenvolvimento
Indicadores Financeiros Para sabermos se um projeto é viável ou não economicamente, precisamos avaliar e comparar esse fluxo com outros investimentos à disposição do dono da empresa. Nesse cálculo, deve-se levar em consideração que o dinheiro possui um valor dependente do tempo, isto é, receber R$500,00 hoje é diferente do que receber esse mesmo valor no próximo ano. Portanto, utilizam-se índices financeiros e parâmetros calculados com os dados do fluxo de caixa que permitem comparações e análises do desempenho financeiro do projeto. A seguir são apresentados dois dos indicadores financeiros mais utilizados em projetos de desenvolvimento de produtos.
Valor Presente Líquido - VPL