Marketing
é à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao Mercado de Trabalho.
O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspectiva pessoal quer de ponto de vista profissional. É uma forma de desenvolvimento de estratégias bem definidas com o fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes.
O Marketing Pessoal é também criar uma perspectiva de divulgação, aceitação e reconhecimento dessas competências perante um meio social de relevancia.
Os elementos fundamentais para aceder ao caminho da auto-promoção e para o sucesso passam pela prática do marketing pessoal, que se subdivide em vários pontos fundamentais:
1. A qualidade do posicionamento emocional perante nós mesmos e para com os outros. 2. A comunicação inter e intrapessoal. 3. A montagem de uma rede relacionamentos. 4. O correcto posicionamento da imagem. 5. A prática de acções de apoio ao outro incentiva para com os demais
O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas.
Foi-se o tempo em que o marketing pessoal era um instrumento político, falso, visando apenas uma conquista específica. Hoje, para avançar nesta verdadeira selva social em que se transformou o capitalismo, o marketing pessoal têm-se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para todos, do mais simples ao mais sofisticado.