Marketing
De modo geral as pessoas confundem muito o termo Marketing e suas funções com as outras áreas como, publicidade, propaganda etc... Apesar de estarem relacionadas, são áreas de conhecimento separadas. Não há atualmente apenas um conceito ou uma definição sobre marketing. Porém, a maioria dos autores e especialistas da área concorda como veremos logo abaixo que o Marketing busca satisfazer as necessidades dos consumidores, a fim de despertar o seu interesse e a sua fidelidade, alcançando assim o retorno desejado para a empresa.
Para Richers, o marketing é a intenção de entender e atender o mercado. Para Santos o marketing é uma estratégia que visa estimular nos indivíduos o processo de troca de produtos e valores para obterem o que desejam e necessitam. De acordo com Drucker, pode-se presumir que sempre haverá alguma necessidade de vender. Mas a meta do marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer e entender tão bem o consumidor que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda sozinho.
Para Giglio, marketing é o processo de ações orientadas para o cliente, que tem como complemento o marketing integrado, visando gerar a sua satisfação e bem-estar no longo prazo. Segundo Kotler, o marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas.
Diante desses conceitos, pode-se perceber como é ampla e complexa a definição de Marketing. Mesmo assim, observa-se que todos os autores citados defendem a ideia de que o marketing está voltado para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, através da combinação do produto, preço, praça e promoção, no sentido de promover . Além disso, os autores defendem que ao buscar satisfazer as necessidades dos consumidores, as organizações conquistam a fidelidade dos mesmos, obtendo o retorno esperado através de um sistema de trocas.
Feito esta primeira parte de