Marketing
Este perfil é diferente do vendedor do passado que nem necessitava da competência em vendas e habilidade na comunicabilidade ou na inter-relação com o cliente que não tinha como e onde se queixar de uma compra errada. Mas, a sociedade atual, as informações do mundo globalizado acontecem em tempo real; portanto, o comprador, seja ele um comerciante ou consumidor final, está bem informado quanto aos produtos e aos seus direitos individuais devido ao poder de comunicação via Internet, segundo Persona (2009).
O século XXI criou o perfil do vendedor consultivo e a estratégia da venda consultiva é a para ajudar clientes e prospects a comprar. Segundo Kahle (2009), as vendas consultivastêm, como característica, a transformação do vendedor em consultor capaz de orientar clientes em suas dificuldades quanto aos produtos adquiridos, como uma forma de agregar valor à prestação de serviços e aos produtos colocados à venda. O mesmo autor enfatiza que este modelo de vendedor é valorizado, pois busca o envolvimento de quem vende com as verdadeiras necessidades do comprador.
Dentro do contexto da nova economia, o consumidor é a figura central, sendo exigente em termos de qualidade de atendimento e produtos/serviços, bem diferente dos consumidores das décadas de 50 e 60 do século XX que eram mais passivos em termos de aceitação, ainda sob a influência de produção fordista da produção e consumo massivos. Hoje, é difícil estabelecer um indicador de comportamento e ações.