Marketing
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Marketing Cultural e Esportivo.
Ananias Freitas Silva Neto
Angélica Gomes Bessa
Cleves Lopes da Silva
Marcia de Melo Braz
Maria Cleonice dos Santos
Rosicléia Boaventura
Washington Cesar Godoi
Goiânia, 2011
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS - FESGO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Marketing Cultural e Esportivo.
Atividade estruturada de pesquisa apresentado como requisito parcial à disciplina de Tópicos Emergentes em Marketing, do curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá de Goiás.
Professor orientador: Iris Brandão.
Goiânia, 2011.
Resumo.
O trabalho apresenta um panorama histórico do marketing, seu surgimento até a atualidade, enfatizando suas transformações e um conceito moderno de marketing. Em especial abordaremos o marketing esportivo e cultural que deve ser visto pelas organizações como uma ferramenta utilizada para atender os desejos e necessidades do mercado e gerar lucros para o patrocinador, para o patrocinado e para os consumidores. O retorno que esse tipo de estratégia oferece é maior que os investimentos, pois ele ganha visibilidade em outros meios de comunicação que passa a divulgar a marca gratuitamente.
No Brasil, o crescimento do marketing cultural e esportivo nos últimos anos tem crescido graças às ações mercadológicas voltadas para o esporte e a cultura advindo do fato destes promoverem determinado produto e/ ou serviço de forma implícita ao consumidor, tornando parte do ambiente e não roubando a cena do foco principal, que é o evento cultural e esportivo em si. Pois é uma característica de merchandising que só é possível porque a cultura e o esporte envolvem uma serie de modalidades que permitem a utilização de diferentes estratégias e táticas, onde são considerados o local da