Marketing
ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
TABITA MONTEIRO
PROFESSOR: Antonio Luiz Alexandre
MATÉRIA: Tópicos Avançados
Joinville
Junho, 2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe-se a mostrar o papel da motivação diante de um contexto que envolve a gestão de pessoas juntamente com as organizações. Dentre outros, podese destacar o objetivo da influência da motivação humana dentro da empresa, bem como a complexidade de seu estudo, o que a mesma pode gerar sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados para a empresa. Onde são apresentados conceitos, discutidas relações existentes entre motivação e comportamento/desempenho das pessoas, quais motivos e necessidades que podem causar efeito motivador.
MOTIVAÇÃO
A motivação vem sendo um dos temas mais polêmicos e estudados em gestão de pessoas, muitos tentam entender e colocar em pratica, mas pouco se avança. Há inúmeras maneiras de motivar os empregados, mas isso acaba agregando custos altos, e por fim volta à estaca zero.
Para os autores Steers e Porter (1983, p. 4) propõem que a motivação seja uma cadeia de eventos baseada no desejo de reduzir um estado interno de desequilíbrio tendo como base a crença de que certas ações deveriam servir a esse propósito. Para tais autores os indivíduos agem da maneira pela qual acreditam que serão levados até o objetivo desejado.
Motivação se define como um impulso a uma ação, mais conhecida como necessidade. Por se tratar de impulso e necessidade, logo podemos dizer que a motivação e gerada no interior da pessoa, por si própria.
MOTIVAÇÃO: INTRÍNSECO
O tema motivação é um processo mais complexo, que não depende da vontade de quem quer motivar,