Minerais que podem ser extraidos da serra do caraça
Dentre os minerais encontrados na Serra Da Caraça, encontram-se:
Ferro: O seu símbolo é Fe, de numero atômico 26, massa atômica 56. A temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado solido. O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da população mundial de metal. E indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.
Ouro: O seu símbolo é o Au, é um elemento químico de numero atômico 79, que esta situada no grupo onze. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalheria, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.
Manganês: é um elemento químico, símbolo Mn, numero atômico 25 e massa atômica 55u, solido em temperatura ambiente. É importante para a fabricação de aços. O manganês reage com o enxofre presente formando sulfeto de manganês, MnS, evitando que o enxofre reaja com o ferro, aumentando a fragilidade e tornando-o mais difícil de forjar, também o excesso pode reagir com o carbono, originando carbetos de manganês, melhorando as propriedades químicas do aço. Além disso, o manganês tem propriedades desoxidantes evitando a formação de bolhas.
Bauxita: É uma mistura natural de óxidos de alumínio, antes considerada mineral. Seu principal componente é o Al203. A bauxita é usada principalmente para a produção de alumínio, mas de acordo com a aplicação comercial, pode ser usada como: abrasivo, cimento, químico, metalúrgico, refratário e outro.
"Desde que se começa a subir a Serra do Caraça, cresce a beleza da paisagem e do alto descobre-se vastíssimo horizonte e depois uma das mais belas cascatas que eu conheço que forma lençóis e tanques e corre em fundo vale, estreitando pelas montanhas. Nunca admirei lugar mais grandiosamente pitoresco... O cruzeiro fulgurava em nossa frente e à esquerda Vênus faiscava quase sobre a montanha. Não posso descrever tanta beleza!"
Dom Pedro II.
Proibição da exploração mineral do Caraça
Por