Marketing
HARRISON MANDELLO FACCO
INTRODUÇÃO
O presente paper aborda como a responsabilidade social é um elemento que agrega valor as empresas, tendo como referência a empresa Alpargatas. Trata-se de uma empresa brasileira que existe desde 1907, que ficou na mente do consumidor brasileiro como uma marca socialmente responsável pelos calçados de lona, assim como a Gillete que se tornou referência para lâmina de barbear, o mesmo aconteceu com a marca Alpargatas, e não raro, pode-se seguramente apostar que a maioria dos consumidores não a associa com as sandálias Havaianas, que também se tornou símbolo de “chinelos de dedo”, e muito menos com outros de seus produtos como a Topper, Rainha, Mizuno e até mesmo vestuários e acessórios. Pode-se dizer, que cada marca tem uma identidade com o consumidor.
Dominando boa parte do mercado nesse ramo, a Alpargatas alcançou vôos maiores ao investir nas exportações. O sucesso de seus produtos só foi conseguido a partir do momento em que observou os desejos de seus consumidores, como no caso das sandálias inteiras coloridas, e observando a tendência mundial, que cobra das empresas maiores responsabilidades junto à comunidade onde atua a Alpargatas também não se manteve alheia a essa responsabilidade, e tratou de agregar valores às seus produtos, consolidando a visão de uma empresa que também se preocupa com o que acontece ao seu ambiente. Essa posição se reverte em dividendos favoráveis para a empresa com o fortalecimento da marca, mantendo uma imagem positiva com seus consumidores e o público em geral.
COMO AGREGAR VALOR SOCIAL À MARCA
Na medida em que a empresa trabalha sob o conceito de responsabilidade social, ela agrega valores junto à sociedade, pois alem de prestar contas aos acionistas, também aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que a empresa opera. A responsabilidade social como