Marketing e Publicidade
PESQUISA MERCADOLÓGICA
Fundamento da Pesquisa mercadológica podem referir-se tanto a aspectos gerais, quanto à estratégia ou diretrizes providenciadas, devem ser solucionados através de informações disponíveis e de conhecimento existente.
A experiência passada e a pesquisa prévia tornaram possível o desenvolvimento de princípios e regras que apresentam respostas precisas para um número grande de situações. Com a evolução constante das características de um mercado, situações novas e incomuns surgem continuamente, e algumas das antigas aparecem em novas e estranhas circunstâncias, completamente diferentes. Para tais casos, é provável não existirem informações que dêem base para uma solução inteligente. Normalmente dois tipos de ação podem ser adotados:
a- Adivinhar ou estimar a nova situação e torcer para que a solução seja correta;
b- Obtenção de informações necessárias para que uma decisão razoavelmente precisa possa ser tomada baseada em fatos e na aplicação de certos princípios.
Esse tipo de ação exige a aplicação de pesquisa mercadológica que pode ser definida como: obtenção, registro, análise e interpretação objetiva de todos os fatos a respeito dos elementos do processo de mercadização, quando as informações disponíveis são insuficientemente ou faltam completamente. Logo, toda informação possível deve ser obtida, sob o risco de tirar-se conclusões baseadas na análise de informações incompletas ou julgamento subjetivos.
Observa-se, pois, que é possível fazer-se:
a- Pesquisa de Produto, com a finalidade de determinar as características que deve possuir o produto para assegurar sua máxima aceitação pelos consumidores. Para saber-se a razão de preferência dos consumidores por certas formas, cores, nomes, etc., emprega-se a Pesquisa Motivacional.
b-Pesquisa de Mercado, visa a obtenção de informação sobre as características qualitativas e quantitativas de um mercado como:
-Localização Geográfica;
-Crescimento Vegetativo;
-População