Marketing verde: conscientização e tendencias
Resumo
O objetivo desse artigo é mostrar quais são as tendências para o futuro, do Marketing Verde, que teve origem com a industrialização e que esta entrando nas empresas para que essas passem a cuidar do meio ambiente, minimizando assim os impactos ambientais causados. E também mostrar aos consumidores do quanto o consumo de produtos verdes, produzidos por empresas verdes, podem ajudar no equilíbrio do nosso ecossistema.
Palavras-chave: Marketing Verde, consumidores, empresas.
Introdução
A população mundial vem crescendo, e em consequência disso, cresce o consumo. Por sua vez o aumento do consumo impulsiona o crescimento da produção. A Revolução Industrial introduziu na sociedade a produção em massa. Juntando tudo isso com o desconhecimento e o descaso, dos impactos ambientais acarretados, temos uma situação preocupante, onde o meio ambiente pode sofrer danos irreversíveis que afetarão toda a sociedade.
Atualmente, percebemos a escassez de recursos naturais e os efeitos que isso pode desencadear sobre o meio ambiente, e sobre a humanidade. Com isso, as atenções estão sendo voltadas para as questões ambientais e para a necessidade de mudança de atitude, seja nos meios de produção, de consumo e de comportamento, visando minimizar os impactos ambientais inerentes nestas ações.
O consumidor atual esta cada vez mais conscientizado e não admite mais comprar produtos de empresas que agridem o meio ambiente. Devido a grande repercussão dessa questão ambiental, surge um novo conceito de marketing, denominado Marketing Verde, onde as empresas se preocupam em não agredir o ambiente em seu processo de produção e a passar informações sustentáveis de seus produtos aos seus clientes.
Podemos verificar grandes empresas mudando seus hábitos e fazendo uso do Marketing Verde para chamar a atenção para as questões ambientais, oferecendo aos seus clientes a opção de comprarem de uma empresa 100% responsável com o meio