o que é marketing de verdade
“Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.” (POLONSKY).
O Marketing Verde pode representar redução de custos às empresas, utilizando materiais mal aproveitados e que assim sendo devolvidos ao meio ambiente causam prejuízos enormes à natureza.
Ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos.
De acordo com Philip Kotler (MKT 3.0), é importante reconhecer que o mercado verde esta longe de ser homogêneo. Este mercado, seus produtos e serviços verdes podem ser classificados em 04 segmentos;
Inovadores de Tendências: Estes fazem parte do mercado inicial, são importantes para a fase de lançamento, pois são os primeiros a adquirir os produtos e são influenciadores deste mercado, divulgam e recomendam. Este tipo de consumidor esta disposto a pagar para ser verde.
Os que buscam valores: São conservadores e práticos, buscam durabilidade, funcionalidade e valor nos produtos que adquirem e o fazem para aumentar a eficiência e economizar custos.
Os que combinam padrões: São conservadores, e não compram produtos que não seja popular, recomendando e bastante procurado.
Os compradores cautelosos: São clientes céticos que evitam adquirir os produtos verdes, embora já seja muito aceito.
Existem vários benefícios para as empresas que adotam esta consciência ambiental, entre elas a redução de custos, melhor reputação e maior motivação dos empregados. Além disso, desenvolvem papeis inovadores, propagadores e investidores, outras propagadoras da ideia.
Para