marketing um a um
Voltado para o cliente individual, o Marketing individualizado tem como característica que a empresa possa identificar profundamente o seu cliente, ou seja, conhecer a sua identidade, suas histórias através de meios com o próprio cliente a organização pode aprender como tratá-lo de forma diferenciada.
Significa relacionar-se com os clientes individualmente, um por um. Podendo assim identificar suas necessidades e tratá-los de maneira personalizada. Pois os clientes exibem as suas diferenças e as empresas não devem ignorá-los e sim utilizá-las em benefício de suas vendas.
No marketing um a um a empresa deixa de ser orientada somente pelo produto e passa a enxergar os clientes, deste modo é possível conquistá-los garantindo assim o aumento do valor do cliente.
Tempos atrás a origem de marketing individualizado tinha como exemplos banqueiros que conquistavam a sua clientela através da comunicação, da aproximação com os mesmos. Sendo que eles mantinham um relacionamento pessoal obtendo assim conhecimentos das situações e necessidades de seus clientes financeiramente.Para não perder o cliente os banqueiros aplicavam o Marketing individualizado observando profundamente as necessidades de cada cliente que eram únicas tornando-se assim uma chave única para efetuar negócios com lucratividade.
Nos tempos atuais esse método foi enfraquecido com as revoluções indústrias tornando os processos mais automatizados.
Segundo Peppers e Rogers (1994) “[...] em vez da concorrência comercial será a fatia de clientes – um cliente de cada vez”.
Os produtos estão se adaptando cada vez mais aos seus consumidores tornando a sua individualização, cada vez mais presente. Através disso o marketing individualizado não possui o foco direcionado para vender os seus produtos para muitos clientes e sim vender muitos produtos para um cliente. O relacionamento é à base do marketing um a um desta forma o profissional pode aplicar técnicas de