ATPS Desenho
Dürer se baseia na definição moderna que entende a perspectiva como uma seção transversal provocada na pirâmide visual (ou cone visual, que deu origem ao termo perspectiva cônica), pelo plano do quadro.
Métodos de representação
Além das representações artísticas, existem três métodos de perspectiva que são muito usados na engenharia, na arquitetura, nodesenho industrial e em outras frentes onde a abordagem técnica se faça necessária:
Exato (a perspectiva cônica desenhada com os planos de projeção da Geometria descritiva),
Axonométrico (subdividido em isométrico, dimétrico e trimétrico) e
Oblíquo (em suas diversas variações).
Perspectiva exata
Neste processo, o objeto é visto como a figura resultante da interseção dos raios visuais que partem do observado na direção do observador, e são cortados por um plano, que é chamado de quadro (Q). A perspectiva exata é projetada instrumentalmente num plano a partir de vistas ou das medidas precisas do que será representado. Este método é o mais estudado e utilizado pelos arquitetos.
Portanto, a ideia básica por trás de qualquer sistema projetivo é a de que existem, três elementos fundamentais para que haja a perspectiva, são eles: umobservador, um objeto (observado) e um plano de projeção (quadro).
Perspectiva axonométrica
Teórica e diretamente, os métodos paralelos da axonometria, são projeções ortográficas (segundo um observador situado no infinito), que projetam três faces de um cubo em um plano (quadro).
A isometria é a situação onde os três eixos (xyz) estão separados por 120 graus. A dimetria dá-se quando tem-se dois ângulos iguais. E a trimetria, por sua vez, ocorre quando as distâncias entre os eixos possuem ângulos distintos; ela também é conhecida como anisometria, pois as medidas das unidades dos três eixos possuem diferentes escalas entre si.
Perspectiva isométrica
A perspectiva do tipo isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. Ela