Marketing Suco del vale e do bem
Introdução
Sucos e néctares são um importante segmento dentro do mercado de bebidas no Brasil. Em 2012, os brasileiros consumiram 1,06 bilhão de litros dessas bebidas, o que representa uma movimentação de R$ 3,8 bilhões na economia do país. Além disso, o setor apresenta respectivas bastante expressivas. Enquanto o mercado de refrigerantes cresce em média 2% ao ano, o de sucos e néctares cresce em torno de 9%.
As perspectivas para esse mercado são ainda mais animadoras na medida em que o consumo per capita de sucos no Brasil ainda é baixo em comparação com Estados Unidos e Europa. Conforme o poder aquisitivo da população brasileira aumenta, fenômeno que se tem observado nos últimos anos, a tendência é que os níveis de consumo de sucos se aproximem dos padrões de países desenvolvidos. Outro fator que pesa a favor desse segmento é que nos últimos anos tem-se observado que o discurso que prega preocupação com saúde e alimentação tem ganhado espaço na sociedade. O setor de sucos e néctares, identificado com esses valores, é diretamente beneficiado com esse cenário.
O mercado brasileiro de sucos e néctares é dominado por grandes companhias, que consequentemente têm um poder de investimento significativo. A gigante Coca-Cola, dona da marca Del Valle Mais, tem 42% do market-share do segmento no país. Os outros 33% são divididos entre marcas de menor porte, como a Do bem. Marca esta que entrou no mercado em 2009, com a proposta de levar aos consumidores sucos sem açúcar ou aditivos químicos .
(POSICIONAMENTO DE MARCA NO MERCADO DE SUCOS E NÉCTARES: UMA ANÁLISE DO CASO “DO BEM” Gustavo Melione Abreu)
Segmentação:
A segmentação psicográfica das duas empresas é baseada em um estilo de vida mais saudável.. A segmentação comportamental são os benefícios procurados e o status do usuário. Na segmentação demográfica são usuário de classe A e B, sendo a Del Valle com diversas linhas de produtos podendo atingir classes