Marketing Social
Pode também ser chamado de Marketing para causas sociais (no caso de outros países).
Conceitos
“O termo marketing social apareceu pela primeira em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo”.
KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo
Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público
Rio de Janeiro, Campus, 1a. ed., 1992, p. 25.
“Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing”.
KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo
Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público
Rio de Janeiro, Campus, 1a. ed., 1992, p. 25.
“Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição”.
VAZ, Gil Nuno
Marketing Institucional: O Mercado de Idéias e Imagens
São Paulo, Pioneira, 1995, p. 280.
“Os programas baseados no marketing social são trabalhos cuidadosos de pesquisa, que procuram encontrar a raiz do problema social, identificando-se os focos de resistência a uma mudança (comportamental) e, então, definindo um planejamento de apresentação das idéias, de formulação das propostas e de preparação da estrutura necessária para dar sustentação à campanha”.
VAZ, Gil Nuno
Marketing Institucional: O Mercado de Idéias