Marketing Social
Resumo
Ao longo dos anos, o marketing vem sofrendo inúmeras adaptações para se adequar às mudanças no cenário mundial e, desse modo, vem agregando novos recursos e fundamentos. Assim, é hoje um conjunto de conhecimentos essencial para profissionais das mais diversas áreas e interessa a todos que precisam promover bens, serviços, propriedades, pessoas, lugares, eventos, informações, idéias ou organizações.
Atualmente o marketing recebe vários adjetivos: cultural, ambiental, esportivo, social, entre outros. Neste trabalho focamos o Marketing Social, buscando conhecer os conceitos, definições e as várias aplicações que vêm sendo dadas no cenário brasileiro e como se relaciona com a Responsabilidade Social Empresarial. Procuramos entender um pouco melhor qual é o papel do Marketing Social, ressaltando tratar-se de uma estratégia de mudança comportamental na sociedade. O trabalho buscou também distinguir o Marketing
Social da Responsabilidade Social das Empresas.
Palavras-chave: Marketing, Social , Comportamento e Responsabilidade Social
1 – Introdução
“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e/ou desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.” (Philip Kotler)
Existem várias definições para o marketing, em função deste ter ficado muito tempo vinculado à grande exposição da propaganda e da venda pessoal. Porém o marketing deve ser considerado no seu sentido mais amplo, que é como um processo de troca. Richers
(1985), afirma que o marketing se processa através de atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realizações de trocas para com o seu meio ambiente, visando objetivos específicos. Essa troca deve ser sistemática, intencional e voltada para uma expectativa de resultados previsíveis, qualificáveis ou não.
As dificuldades em definir