Marketing social
Para Vaz (1995) marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transporte e nutrição.
A sociedade espera resultados concretos, que transformem carência em atendimento e ausência em participação, interrompendo o ciclo vicioso da exclusão. Neste contexto, cada vez mais, são utilizados os métodos e técnicas de marketing social, que podem ser conceituado, segundo Kotler e Zaltman (apud Schiavo, 1999) como a criação, implementação e controle de programas voltados para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais e envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marca.
Para os autores, o marketing social é um dos novos desenvolvimentos promissores, pelos quais se espera aumentar a eficácia de agentes sociais de mudança, no sentido de proporcionar as mudanças sociais desejadas.
OBJETIVO
Através deste trabalho, buscamos aprofundar o estudo sobre marketing social, como seu conceito vem sendo utilizado e sua aplicação na sociedade brasileira.
3 MARKETING
Segundo Kotler (1980): Marketing é a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas e projetos formulados com o objetivo explícito de propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado-alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos. (KOTLER, 1980, p. 8)
O conceito de marketing passa por diferentes estágios, onde em princípio de orienta para a produção, depois para vendas e depois para um sentido integrado. Daí observa-se que as práticas e ferramentas de marketing tomam um sentido abrangente, podendo ser utilizado em qualquer tipo de organização, lucrativas ou não-lucrativas, governamentais ou não-governamentais.
4 MARKETING SOCIAL
4.1 Origens
A expressão marketing social