Marketing religioso
Resumo: Eficazes estratégias de marketing tem sido utilizadas por todos os segmentos empresariais. Nesse trabalho, temos por objetivo mostrar como o marketing também está atualmente presente nas diversas instituições religiosas modernas, que despertaram para a importância de atender desejos e necessidades dos consumidores potenciais da religião cristã. Para isso, tais instituições investem na mídia e utilizam os mass media com uma contundente ênfase mercadológica para obtenção do crescimento numérico dos seus fiéis, atendendo, de forma eficiente, uma considerável demanda do mercado religioso.
Palavras-chave: marketing religioso, mercado religioso.
“Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião é o ópio do povo.” (K. Marx) Sem dúvida alguma, a religião é também um produto2 . Desse produto, todo homem é um consumidor em potencial. Produtos existem para suprir necessidades, sejam elas de ordem material ou existencial, como é o caso da religiosidade. A adesão a qualquer religião está atrelada a uma necessidade latente do homem, presente desde os primórdios da humanidade. O homem naturalmente anseia por uma forma de melhoria individual, ou no mínimo, descontente com a sua atual maneira de viver, busca alguma solução para o seu estado.
1
Doutoranda em sociologia, mestre em Comunicação pela UFPE, professora da Universidade Salgado de Oliveira das disciplinas Redação Publicitária I e Mídia I e II, Agência Laboratório e Projetos Experimentais e da Faculdade Pernambucana das disciplinas Mídia I e II e Marketing I e II. 2 “Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Os