Marketing público e social - cruz vermelha
Cruz Vermelha
ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO 2 2.CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL 3 3.CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - LEIRIA 3 4.MARKETING SOCIAL 4 5.CONCLUSÃO 8 6.BIBLIOGRAFIA 9 7.WEBGRAFIA 9
1.INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular, Marketing Público e Social, será realizado um trabalho sobre a Cruz Vermelha enquadrada no tema Marketing Social.
A Cruz Vermelha é uma instituição reconhecida, nacional e internacionalmente, por todos nós. É nesse sentido, que se considerou interessante retratar esta organização, numa perspectiva de Marketing social.
Inicialmente, irá ser feita uma pequena exposição do fundador da Cruz Vermelha Internacional, a data do nascimento desta, bem como o propósito da sua existência. Será ainda feito uma breve referência à Cruz Vermelha Portugal, como introdutória à delegação de Leiria.
Seguidamente, será descrito o que é efectivamente Marketing Social, a evolução da importância deste nas organizações, assim como alguns requisitos necessários para que seja eficaz. Relacionar-se-á o Marketing social com a Cruz Vermelha, ou seja, o porquê desta instituição sem fins lucrativos poder ser encarada como uma organização que faz Marketing Social. Por último, serão apresentadas acções realizadas pela Cruz Vermelha de Leira, nesta cidade e algumas propostas que esta poderia executar para que o seu trabalho fosse mais divulgado junto dos leirienses.
2.CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL
A Cruz Vermelha Internacional (CVI) iniciou-se em 1863, pelas mãos do suíço Jean Henry Dunant e encontra-se sediada em Genebra, Suíça.
A CVI é uma instituição sem fins lucrativos, que se destina a auxiliar vítimas de guerra e de catástrofes naturais. Este apoio é prestado por uma vasta equipa de médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, etc., que direccionam toda a ajuda àqueles que dela precisam, sem discriminações, independentemente da nacionalidade, religião, estilo de vida ou estatuto social.
Esta